sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Sementes - conhecendo as composições

   Olá, para que sua calopsita tenha uma boa saúde é necessário que seja oferecido a ela uma boa alimentação, rica em nutrientes.
   No nosso criadouro, nós utilizamos uma mistura balanceada, composta por diversas sementes.    
   Segue as suas composições médias:
 
SEMENTE
PROTEINA %
CARBOIDRATOS %
LIPÍDEOS %
Alpiste
16,6
49,0
6,4
Colza
19,6
18,0
45,0
Aveia
11,3
68,4
8,7
Nabão
20,7
5,7
40,2
Linhaça
24,2
25,0
36,5
Perila
22,6
10,6
43,2
Cânhamo
18,2
21,8
32,5
Níger
23,0
17,0
40,0
 
Proteínas: São compostos nitrogenados, absolutamente necessários aos processos metabólicos de crescimento, reposição de tecidos, formação de matéria viva, massa muscular, esqueleto, muda de penas, etc.

Carboidratos: São os provedores de energia para o organismo, sendo necessários para prover calor, fazer funcionar o organismo.

Lipídeos: São as gorduras, (graxas ou extrato de etéreo). São compostos com alta carga de energia (2,25 vezes mais que os carboidratos). É em forma de gordura que as aves e os outros animais armazenam energia no corpo para atender às situações de carência alimentar.

Colza (Brassica rapa)
 
    Grão rico em proteína e extrato etéreo (óleos), de sabor um pouco amargo. É o mais importante grão numa mistura para canários, pois seu elevado teor de extrato etéreo (óleos) promove uma excelente saúde e um canto melodioso. Pode levar à adiposidade, se usado em demasia. Seu uso principal é nas misturas de grãos para canários, pássaros exóticos e pássaros silvestres. Esta foto da Colza se refere à Colza fresca, geralmente as que são vendidas em aviculturas comuns são pretas não azuladas como as da foto, mas que também servem para a alimentação de Pássaros canoros, mas não possuem as mesmas propriedades nutritivas.

Dari Branco (Sorghum sp.)
 
    Grão da família do painço. Contém elevado teor de proteína, com aminoácidos de boa qualidade. Seu principal uso é nas misturas para trinca-ferro (picharro) grandes periquitos, papagaios e pombos.


 Girassol Rajado (Helianthus annuus)

    Grão é rico em proteína, extrato etéreo, minerais e vitamina E. Seu principal uso é em misturas para grandes periquitos e papagaios.

 Cártamo (Carthamus tinctorius)

    Grão rico em extrato etéreo (óleos). Seu uso nas misturas para periquitos, grandes periquitos, papagaios e pombos enriquece a alimentação destes animais, contribuindo para uma plumagem de melhor qualidade.

 Linhaça (Linum usitatissimum)

    Grão da planta do linho. É rico em proteínas e extrato etéreo (óleos), principalmente do grupo Omega 3, essencial para uma excelente plumagem. Possui propriedades terapêuticas, melhorando o trânsito do bolo alimentar no tubo digestivo e contribuindo para uma melhor digestão. Seu uso principal é nas misturas de grãos para canários, pássaros exóticos, pássaros silvestres, periquitos e periquitos grandes.


Nabão (Brassica napus)
 
   Grão com sabor doce. A sua cor forte depende bastante da zona de produção. Rico em proteínas e gordura e, por isso, usar com moderação. O seu uso fora das misturas convencionais deve ser condicionada. Esta semente e muito rica e em excesso causa terríveis danos ao fígado.

 Níger (Guizotia abyssinica)

    Grão rico em extrato etéreo (óleos) e proteínas. Devido a sua excelente palatabilidade, este grão é muito apreciado por diferentes tipos de pássaros. Seu uso principal é nas misturas de grãos para canários, pássaros exóticos, pássaros silvestres, periquitos e periquitos grandes
.


 Painço colorido (Panicum milleaceum)

    Grão também conhecido por milho alvo verde. São grãos ricos em carboidratos e possuem fácil digestibilidade. Seu uso principal é nas misturas para pássaros silvestres, pássaros exóticos, periquitos e grandes periquitos.


 Painço Comum (Panicum milleaceum)

    Grão também conhecido por milho alvo amarelo. São grãos ricos em carboidratos e possuem fácil digestibilidade. Seu uso principal é nas misturas para pássaros silvestres, pássaros exóticos, periquitos, grandes periquitos e pombos.


Arroz Cateto (Oryza sativa)
 
    Grão rico em carboidratos e de elevada digestibilidade. Seu uso principal é nas misturas para curiós, bicudos, azulões, calafate, grandes periquitos, papagaios e pombos.



Aveia  (Avena sativa)
                          
    Grão rico em carboidratos, de ótima palatabilidade e digestibilidade, portanto ingerido com muito gosto e facilidade por pássaros no ninho. Em quantidades demasiadas pode levar ao acúmulo de gordura, principalmente em canários. Seu uso principal é nas misturas de grãos para canários, pássaros exóticos, pássaros silvestres, periquitos, periquitos grandes e papagaios.


Alpiste (Phalaris canariensis) 
  Grão rico em hidratos de carbono que produzem calorias assim mantendo a saúde da ave, facilitando a digestão, possui também proteínas, vitaminas B1 e E e é principal semente na mistura de grãos do curió e outras aves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário